Doença de Crohn
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal. É uma doença crônica que não tem cura, porém, tem tratamento.
Ela afeta principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal (da boca ao ânus).
A doença de Crohn habitualmente causa diarreia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso.
Fatores de risco para doença de Crohn
Não sabemos a causa exata da doença, mas sabemos que alguns fatores podem interferir, tais como:
- Histórico familiar – se você tem algum parente próximo com a doença, como pai ou irmão, as chances de desenvolvê-la são maiores;
- Fumar – aumenta as chances de desenvolver a doença, além de piorar os sinais e sintomas quando ela já se instalou;
- Estresse – pode ser um gatilho para a doença;
Sinais e sintomas da doença de Crohn
Os sinais e sintomas variam caso a caso. Entre eles:
- "Feridas" na boca
- Diarreia (que pode conter sangue);
- Dor e distensão no abdômen;
- Perda de apetite;
- Perda de peso;
- Febre;
- Cólicas;
- Dificuldade para eliminar gases.
- Atraso no crescimento em crianças.
A doença também pode desencadear outros problemas fora do trato gastrointestinal. São conhecidos como sintomas extraintestinais e atingem as seguintes áreas:
- Articulações
- Pele
- Olhos
- Fígado
É possível que os sinais e sintomas da doença de Crohn desapareçam, passando por um período o que é conhecido como período de remissão. De qualquer forma, mesmo que você tenha um ou mais dos listados acima, não significa que desenvolveu a doença. Consulte um médico, apenas ele é capaz de fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Diagnóstico da doença de Crohn
Não é fácil fazer o diagnóstico da doença de Crohn, pois os sinais e sintomas são parecidos com os de vários outros problemas de saúde. O médico precisa analisar o histórico familiar, avaliar os sinais e sintomas relatados e verificar se há distensão, dor e sensibilidade no abdômen causadas pela inflamação. É possível que ele também peça os seguintes exames:
- Exames de sangue
- Exame de sangue oculto nas fezes – realizado em amostra de fezes;
- Colonoscopia – permite visualizar todo o cólon usando um tubo fino e flexível com uma câmera acoplada;
- Endoscopia digestiva alta – analisa a mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado por meio de um tubo com uma câmera na ponta;
- Biópsia – uma pequena parte do revestimento do intestino é retirada e examinada em laboratório para identificar sinais de inflamação causados pela doença;
- Radiografia – revela locais estreitos no intestino e evidencia lesões na área.
Prevenção da doença de Crohn
Não é possível fazer a prevenção da doença de Crohn. Mas alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver o problema podem ser evitados adotando algumas medidas:
- Pare de fumar – ajuda a diminuir o risco de desenvolver também outras doenças, como enfisema e câncer de pulmão;
- Use anti-inflamatórios apenas se realmente necessário e quando indicado por um médico
- Evite situações estressantes - tire um tempo para descansar, relaxar e se dedicar aos seus hobbies.
Tratamento para doença de Crohn
A doença não tem cura, o objetivo do tratamento é aliviar e levar ao desaparecimento dos sinais e sintomas. O tipo de tratamento para doença de Crohn varia de acordo com a gravidade, o local em que estão as inflamações e o estado de saúde geral da pessoa. Os principais são:
Medicamentos – ajudam a reduzir e a causar o desaparecimento dos sinais e sintomas e das inflamações. Existem alguns tipos que podem ser indicados:
- Medicamentos sintéticos
- Corticosteroides
- Antibióticos podem ser necessários em alguns períodos
- Medicamentos biológicos
Cirurgia - pode ser necessário em alguns casos
Dieta – pode ser necessário evitar alguns alimentos. Entretanto, a dieta serve apenas como coadjuvante dos outros tratamentos. Sozinha, ela não é capaz de aliviar ou causar o desaparecimento dos sinais e sintomas.
O tratamento para doença de Crohn é individual, ou seja, o que é bom para outra pessoa com o mesmo problema pode não ser para você. Só o médico é capaz de indicar o melhor tratamento para o seu caso, assim como as mudanças necessárias na alimentação. Siga à risca as orientações dele e nunca se automedique.
Acesse nossos conteúdos sobre saúde, nutrição e qualidade de vida no blog
Referências
- Sobre Doença de Crohn. ABCD. Acesso em 10/12/2020, em https://www.abcd.org.br/sobre-a-doenca-de-crohn/
- Veauthier B, Hornecker JR. Crohn's Disease: Diagnosis and Management. Am Fam Physician. 2018 Dec 1;98(11):661-669. PMID: 30485038.
- Gajendran M, Loganathan P, Catinella AP, Hashash JG. A comprehensive review and update on Crohn's disease. Dis Mon. 2018 Feb;64(2):20-57. doi: 10.1016/j.disamonth.2017.07.001. Epub 2017 Aug 18. PMID: 28826742.
PP-UNP-BRA-3674 - Outubro 2023