Psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta na maioria das vezes, por lesões (manchas) eritematosas (róseas ou avermelhadas) recobertas por escamas esbranquiçadas.

Os motivos que causam a Psoríase ainda não estão totalmente esclarecidos. Sabe-se que ocorre um crescimento anormal das células da pele e acredita-se que o sistema imune (de defesa) esteja relacionado com a origem da doença. Há uma predisposição familiar para a doença: pesquisas científicas mostram que existe alguém na família com esta condição em 30% dos casos. Alguns fatores podem desencadear a doença como estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, alguns medicamentos, entre outros.

A Psoríase atinge homens e mulheres, em qualquer idade (mais comum após os 20 anos de idade) podendo ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito graves acometendo grande área da superfície corporal. As lesões são mais frequentes no couro cabeludo, joelho e cotovelos. Em casos mais graves pode haver acometimento das articulações (juntas).

A doença está sujeita a remissões (interrupção de sinais e/ou sintomas da doença) e recidivas (retorno de sinais e/ou sintomas da doença), relacionadas a diversos fatores: traumas, infecções, drogas, estresse emocional, entre outros.

Algumas coisas que você tem que saber sobre a Psoríase

  • É uma doença crônica da pele.
  • Está relacionada ao sistema imunológico (de defesa).
  • Não é contagiosa.
  • Pode ser controlada com o uso de medicamentos específicos.
  • Deve ser tratada e acompanhada por um dermatologista.