A Artrite Reumatoide é uma doença mais comum do que você pensa. Ela afeta milhões de pessoas no mundo. O importante é saber que, se você tem Artrite Reumatoide, ela não deve ser a condutora da sua vida. Tomar uma atitude vai ajudá-lo(a) a se sentir melhor!

A Artrite Reumatoide é uma doença crônica

A Artrite Reumatoide pode parecer só uma doença das juntas (articulações), mas não é. É uma doença do sistema imunológico (de defesa). A Artrite Reumatoide é um processo inflamatório das articulações (juntas), que causa dores crônicas e dano articular.

Os danos às juntas são causados pela inflamação, um processo utilizado pelo seu sistema imunológico para controlar as agressões ao organismo.

Normalmente, em outras doenças, após o controle de uma inflamação, o sistema imunológico retorna ao seu estado de normalidade. Na Artrite Reumatoide, porém, muitas células e componentes do sistema imune continuam a exercer suas atividades, passando a danificar as juntas articulações.

O que você deve saber sobre a Artrite Reumatoide

Os danos, devido à Artrite Reumatoide, continuam mesmo quando a dor e a inflamação são controladas com analgésicos. Estes medicamentos não afetam a evolução da doença, que causa danos a suas juntas e a seus ossos.

O dano é permanente. Ao contrário de muitos ferimentos que cicatrizam com o tempo, a deterioração de juntas, ossos e cartilagens causada pela Artrite Reumatoide persiste. Artrite Reumatoide é uma doença do sistema imunológico (sistema de defesa).

Como a destruição não pode ser revertida, é recomendável que você acompanhe regularmente com seu médico para obter um diagnóstico precoce e começar um tratamento que ajude a diminuir ou impedir a progressão da doença.